Proposta pedagógica diferenciada Ponto Alfa

Proposta Pedagógica: Qual o diferencial da Ponto Alfa?

Métodos de ensino

Confira os métodos de ensino mais comentados na atualidade.
 

Tradicional

É a proposta adotada pela grande maioria do nosso país. Nessa escola, o professor é o detentor do conhecimento onde ele o transmite aos seus alunos. Os alunos sistematizam as informações através de deveres de casa cujo conteúdo fora passado em sala de aula. há uma série de avaliações escritas. Caso não atinja o objetivo, ou seja, uma média de nota esperado, o mesmo repete de ano.
Apostilas, cartilhas e livros são utilizados para auxiliarem os alunos quanto às informações passadas.
Essa proposta tem como objetivo preparar os alunos para ENEM e vestibulares.
Os alunos são divididos por séries/idades.

Construtivista

Na escola construtivista, o conhecimento não é passado para o aluno através do professor, mas sim adquirido por ele através de formulação de questões, hipóteses e solução de problemas. A autonomia nessa proposta é bem valorizada.
Nessa proposta não se faz o uso de avaliações escritas, exceto no Brasil.
As informações são adquiridas por meio de pesquisas feitas pelos alunos em casa ou na própria escola.
As habilidades operatórias nessa proposta são a todo momento utilizadas. O foco encontra-se no “fazer” o aluno pensar.
Os alunos são divididos por séries/idades.

Montessouri

A proposta Montessoriana auxilia a criança a buscar a sua auto confiança através de experimentos. O papel do professor é de estimular o processo criativo e de construção do conhecimento.
Os alunos vivenciam muitas experiências para adquirirem também a independência. Nessa proposta, o aluno é "ouvido" pelos professores.
Montessori criou o Material Dourado que auxilia os alunos na assimilação de coisas abstratas tornando-as concretas e de fácil compreensão.
Há uma diversidade muito grande de material de apoio. As disposições das salas mudam conforme a relevância do que se trabalha. A hora da roda tem uma importância ímpar.
Os alunos são divididos por séries/idades.

Waldorf

Na escola Waldorf, a prioridade é o desenvolvimento dos aspectos cognitivos da criança, por esse motivo é estimulado a prática de habilidades artísticas, musicais e de dramatização. No Infantil, o artesanato e práticas diárias são bastante desenvolvidas.
Os alunos são estimulados às práticas naturais e geralmente as escola são localizadas distantes dos grandes centros urbanos e em meio à natureza.
O professor acompanha o aluno do 1º ao 9º ano.
Os alunos são divididos por faixas etárias e não por séries.
As etapas do desenvolvimento dos alunos são priorizadas no lugar de cumprirem prazos e provas.
As avaliações são feitas nos ciclos posteriores uma vez que irão enfrentar isso futuramente.

Escola da Ponte

Nessa proposta os alunos optam por um projeto que será desenvolvido por eles durante o ano. Os conteúdos exigidos pelo MEC são detectados durante o processo.
Nessa proposta os alunos se ajudam mutuamente, são colaboradores uns dos outros. Os professores são tutores e não são transmissores de conhecimento, pois esse se faz através da pesquisa, autonomia, independência e muita responsabilidade.
Não ha divisões por salas e nem por idade e sim por núcleos: iniciação, consolidação e aprofundamento.
Os alunos são avaliados por uma banca no momento em que se sentem aptos para isso.
A família e a comunidade participam do projeto juntamente com a escola.

Proposta Ponto Alfa

A Escola Ponto Alfa criou a sua própria proposta pedagógica e isso se deu diante dos fatos e circunstâncias apresentadas pelos próprios alunos.

Na Proposta Ponto Alfa não há divisões por séries e nem por faixa etária, mas sim por maturidade. Não há também fragmentações de conteúdos, de tempo e nem de matérias. O aluno desenvolve-se dentro de projetos. A autonomia e independência são aspectos que priorizamos. A colaboração, criatividade, responsabilidade e disciplinas são práticas diárias em nossa escola. Priorizamos as práticas às teorias. O aluno inicia um pensamento e consegue conclui-lo pois sinal algum o interromperá. Respeitamos as individualidades e características de cada um; se o aluno pensa andando, ele o fará, pois terá esse momento sem ferir ou desrespeitar as regras estabelecidas. Somos uma escola funcional, onde a colaboração, cooperação entre os alunos faz-se presente.
Oferecemos vários ambientes acolhedores para que possam ter liberdade de expressar-se.

As famílias são os nossos principais parceiros - 70% elas colaboram e a escola com 30%, assim conseguimos atingir 100% dos nossos objetivos.

Aplicamos avaliações escritas somente com os alunos maiores uma vez que a prática das mesmas encontram-se presentes na nossa sociedade. Desenvolvemos as habilidades operatórias, o pensar, o refletir, o criticar, o indagar. Preparamos seres para que possam enfrentar quaisquer adversidades que possam aparecer-lhes com determinação, auto confiança, perseverança e ética. Desenvolvemos a Arte, a Música, a retórica e a expressão.

Oferecemos aos pequenos, meios para que possam compreender de forma concreta os pequenos e grandes desafios.

Somos uma escola artesanal, onde os alunos possuem espaço para se expressarem.

Damos preferencia à natureza e suas adversidades ao artificial e urbanóide. Estimulamos o senso crítico quanto à saúde e sustentabilidade planetária.

Trabalhamos com o currículo objetivo que engloba toda a parte acadêmica e o subjetivo que desenvolve toda a parte humana.

Acreditamos no potencial de cada aluno. Todos nascem gênios, mas poucos conseguem preservar a genialidade durante o desenrolar da vida.